Dicas para evitar engordar aos 40 anos

Ao longo dos anos, nosso corpo muda , a produção de certos hormônios diminui e, com isso, o mecanismo responsável pela regulação da distribuição do tecido adiposo é alterado, e a proporção entre músculos e gordura.

Além disso, com a idade, nosso metabolismo se torna um pouco mais lento e tudo isso causa que, mesmo comendo o mesmo, ganhamos um pouco mais a cada ano.

Ao introduzir algumas mudanças em sua dieta , que ajudam a combater essa diminuição hormonal de maneira natural e a praticar exercícios que fortalecem os músculos, evitaremos que, quando chegarmos aos 40, acumulemos mais gordura. Para ajudar você a conseguir isso, selecionamos essas dicas úteis sobre alimentos, observe:

  • A primeira regra é comer a mesma quantidade , pois na maioria das vezes a comida falha por causa do distúrbio, por exemplo: um café da manhã escasso, seguido de uma refeição abundante, lanche a tarde toda e não jantar. Esses distúrbios acabam afetando nossa figura.
  • A chave para evitá-lo é fazer rigorosamente cinco refeições . Muito importante é não deixar o lanche da manhã e da tarde e, claro, fazer um café da manhã completo.
  • A regra das cinco refeições funciona desde que moderada . Pense que comer pouco e fazer com que seu corpo trabalhe mais na digestão de alimentos, o que representa um aumento no gasto calórico.
  • Substitua a gordura saturada por gordura não saturada . Embora a gordura tenha um alto conteúdo energético, não devemos parar de consumi-la, pois é nossa fonte de energia e precisamos dela como um complemento para a absorção de vitaminas importantes. O que devemos fazer é moderar o consumo, enfatizando as gorduras insaturadas (azeite, nozes, etc.) e reduzir as gorduras saturadas (salsichas, laticínios integrais, etc.).
  • Os carboidratos que são absorvidos lentamente, presentes em vegetais, produtos integrais, legumes, etc., contêm uma grande quantidade de fibras e vitaminas e o satisfazem por mais tempo. Os de absorção rápida: açúcares, farinhas refinadas, etc., não têm esse efeito saciante e podem aumentar muito a glicose no sangue.
  • A proteína deve ser consumido em perspectiva. Lembre-se de não abusar, porque o excesso se acumula na forma de gordura. Inclua proteínas leves de peixe, carne branca e legumes em sua dieta diária.
  • A fibra fortalece o sistema digestivo, evita a constipação , ajuda a reduzir os níveis ruins de colesterol e tem um efeito saciante. Para aumentar seu consumo, basta optar pela versão integral de pão, macarrão ou arroz .

Fonte: encare.info