11 Melhores Alimentos para Diabetes – Lista Completa Atualizada

O bom é que os melhores alimentos para diabetes são simples de conseguir, e não alguns ingredientes exóticos.

melhores alimentos para diabetes

Um plano de alimentação saudável para um diabético deve incluir os seguintes alimentos: alimentos ricos em fibras, antioxidantes, vitaminas e minerais, proteínas magras, frutas e legumes frescos.

Uma dieta low carb e calorias e naturalmente rica em nutrientes com gorduras saudáveis é ideal para uma pessoa com diabetes. No entanto, cuidar de seus hábitos alimentares não significa necessariamente que você deve viver uma vida de privações.

Controlar o diabetes trata-se de fazer alguns ajustes em termos de o que você come, quanto você come e quando come. Aqui estão alguns super alimentos para diabetes que podem ajudar a combater a doença de forma eficaz.

Super Alimentos para Diabetes

1. Beterraba:

A beterraba não é apenas saborosa e satisfatória, também é baixa em carboidratos.

Também são uma rica fonte de vitaminas, minerais, fibras e fitonutrientes, todos os quais ajudam a controlar a diabetes.

Quando se consomem os açúcares naturais da beterraba não se transformam em glicose no corpo com muita rapidez, o que a torna boa para os diabéticos.

As beterrabas também são altas em um tipo de antioxidante chamado ácido lipóico que protege as células contra os danos causados pelo envelhecimento.

2. Os tomates:

Ricos em licopeno, os tomates são excelentes para o coração. Também reduzem a pressão arterial e o risco de complicações cardiovasculares associadas à diabetes.

Os tomates são embalados com vitamina C, vitamina A e potássio. São baixos em hidratos de carbono e baixos em calorias, o que os fazem um super-alimento para os diabéticos.

3. Sementes de abóbora:

Mantenha um punhado de sementes de abóbora com você para lutar contra os desejos de alimentos gordurosos e açucarados.

São ricas em ferro e gorduras não saturadas e ajuda a suprimir o apetite. Quando se trata de lanches, lembre-se sempre que a chave é o controle de porções.

4. A linhaça:

A linhaça contém em grandes quantidades de uma fibra insolúvel chamada linhanos.

A linhaça ajuda a reduzir as chances de complicações do coração e também o risco de derrames cerebrais associados com a diabetes.

Regula os níveis de açúcar no sangue no corpo e melhora a saúde intestinal e a sensibilidade à insulina.

5. Nozes misturadas ou mistas:

As nozes são ricos em ácidos gordos ómega-3, que têm pontuações de baixo índice glicêmico.

O teor de óleos essenciais e nutrientes global dos frutos secos ajuda a reduzir a inflamação diabética, o açúcar no sangue e os níveis de LDL (colesterol ruim).

Um punhado de nozes ou cerca de 30 gramas consumidos diariamente é bom para sua saúde em geral.

Os frutos secos podem ser um bom substituto de carboidratos.

6. Os grãos inteiros:

Os grãos integrais como a aveia e a cevada estão cheios de fibra que é digerido lentamente para evitar que o açúcar no sangue se eleve de repente.

O consumo de grãos inteiros com regularidade ajuda a prevenir o aumento de peso, que é um grande fator de risco para a diabetes.

São excelentes fontes de vitamina B, ferro e minerais. Também ajudam a manter a saúde do sistema digestivo, o que reduz o colesterol LDL e estabiliza os níveis de açúcar no sangue.

7. A abóbora amarga:

A abóbora amarga contém substâncias ativas que se apresentam como propriedades antidiabéticas como a charantin que é conhecida por seu efeito redutor da glicose no sangue e um composto semelhante à insulina conhecida como proteína-p.

A melhor forma de consumi-la é ter suco de abóbora amarga cedo pela manhã com o estômago vazio. Você pode adicionar um pedaço de amla ou groselha espinhosa índia para adicionar doses de vitamina C para a imunidade forte.

8. Jamelão:

O jamelão é um dos melhores alimentos para diabetes.

O consumo de jamelão é conhecido por melhorar a atividade da insulina e sensibilidade. Em Ayurveda, Gulab é utilizado para tratar distúrbios digestivos e o pó das sementes de jamelão é apresentado como um grande remédio caseiro para controlar os níveis de açúcar no sangue.

O jamelão tem um baixo índice glicêmico, o que ajuda a converter o amido em energia, mantendo os níveis de açúcar no sangue sob controle.

9. Feno-grego:

As sementes de feno-grego e as folhas de feno-grego são duas super alimentos para diabetes.

Contêm fibras e ajudam na desaceleração do processo de digestão e, portanto, regulam a absorção de carboidratos e açúcares no corpo.

Melhoram a tolerância à glicose e os níveis de colesterol ruim também mais baixos.

As sementes de feno-grego podem ser lavados durante a noite e deve consumir com o estômago vazio para uma boa saúde.

10. Goiaba:

A goiaba tem uma pontuação de baixo índice glicêmico e é muito rica em fibra dietética que ajuda no tratamento da constipação, que é um mal comum com diabetes.

Alguns estudos indicam que a goiaba pode ajudar a retardar a absorção de açúcar no seu corpo. Serve como um grande lanche a meio da refeição.

11. Cúrcuma:

A cúrcuma é considerada como um grandes alimentos para diabetes.

Pode ser uma forma eficaz, à base de ervas, de controlar o açúcar no sangue. Regula as funções do pâncreas e ajuda a equilibrar os níveis de insulina no corpo.