Algas Marinhas – Para que Serve e Principais Benefícios

O consumo de algas marinhas tem aumentado durante os últimos anos, desde a última moda dos chamados “superalimentos”. A gente quer comida que lhes ajudem a se sentir e parecer melhor, perder peso e ter mais energia.

benefícios das algas marinhas

Se bem que as algas marinhas se puseram de moda recentemente, é um alimento que já comiam nossos antepassados e que permaneceu esquecido durante muitos anos. Mas, por sorte, o povo está acordando ao ver os diversos benefícios que as algas podem trazer a nossa saúde.

Para que Serve

Os superalimentos como as algas marinhas são alimentos que fornecem nutrientes essenciais através do consumo de pequenas quantidades adicionadas à nossa dieta saudável habitual. Mais nem sempre significa melhor, temos que ser conscientes de que muita quantidade nos mantê-lo longe de nossos objetivos saudáveis. O excesso e a saúde são incompatíveis.

 Os 7 melhores benefícios de consumir algas marinhas são:

  • As algas marinhas são densas em nutrientes, de fato, o teor de nutrientes das algas marinhas é em geral superior ao das plantas terrestres. Contêm vitamina A,C, D, E, B1, B2, fósforo, potássio (o que dá às plantas, o sabor é salgado e não o sódio como muitos acreditam), ferro, iodo, fibras, sódio e pequenas quantidades de proteínas vegetais. Todos esses nutrientes essenciais são de fácil assimilação.
  • O contêm bastante cálcio! As algas têm até 10 vezes mais cálcio que o leite. Esta é provavelmente a principal razão por que as algas são consideradas superalimentos.
  • A composição química da água do mar se parece muito com a do sangue humano. O consumo regular de algas marinhas em quantidades controladas pode ajudar a estabilizar os níveis de açúcar no sangue, limpar o sistema digestivo, purificar e alcalinizar o sangue, limpa o sistema linfático e ajudar a unir e eliminar os metais pesados de nosso organismo. O “alginato de ácido” das algas pode até aderir ao material radioativo para nos ajudar a removê-lo de nosso corpo.
  • Têm propriedades antivirais, anti-inflamatórias e imunomoduladoras, portanto, fortalecem o sistema imunológico e previnem inúmeras doenças.
  • São ricas em iodo, um mineral fundamental para a tiroide e para a saúde em geral. A tireoide é uma das glândulas endócrinas mais grandes do corpo e é responsável por uma diversidade de processos muito importantes, como o uso de energia, a criação de proteínas, o sistema imune e a nossa reação a outras formas hormonais. Muitos problemas de tiroide se devem a uma falta de iodo, já que o corpo não produz quantidades suficientes de iodo por sua conta e você tem que consumir através dos alimentos.
  • As algas marinhas são saciantes, mas não engordam, por isso, são ideais para emagrecer e evitar o sobrepeso e a obesidade.
  • São quelantes, que quer dizer que têm a capacidade de absorver toxinas e metais pesados acumulados no organismo e expulsá-los do corpo.

São muito versáteis em sua preparação e adicionam cor e textura únicos a qualquer prato. Podem acrescentar-se a sopa de miso, sopas de legumes, saladas e como acompanhante a qualquer outro prato. Além disso, podem-se tomar em formato de pó, como a spirulina e chlorella, e o biomac funciona bem acrescentando os batidos verdes.

Entre as algas marinhas mais conhecidas, destacam-se as kombu, alimentação, kelp, musgo-da-irlanda, fukus, biomac e espaguete de mar. Hoje em dia, se podem encontrar em qualquer loja especializada em comida saudável ou produtos naturais

Você já testou as algas marinhas da biomac? Com todos os benefícios que oferecem, são um alimento fundamental para uma dieta equilibrada e saudável!